Esse ditado popular não saia da minha cabeça, ouvi alguém falando sobre ele na rádio e, essa semana, meu querido astrólogo Quiroga falou sobre os olhos e a alma, ou seja, nascia mesmo o texto do mês!
Fui procurar a origem desse ditado tão popular e para minha surpresa descobri que sua origem é talmúdica, ou seja, vem do Talmud, da sabedoria judaica!
Como estudante de cabala amei saber disso! Falamos tanto dos olhos em nossos estudos!
A energia que vem dos olhos tanto pode acessar nossa alma como pode gerar uma energia de falência através do mal olhado.
Na Medicina Chinesa os olhos são controlados pelo elemento madeira que cuida do nosso fígado e da vesícula biliar. Que por sua vez cuidam do nosso metabolismo, dos nossos músculos e do nosso sono.
A emoção relacionada ao elemento madeira é a força de vontade, mas, em desequilíbrio, essa força vira raiva.
A raiva enrijece o coração, nubla os pensamentos e ofusca a nossa visão… Já que estamos falando sobre ditados populares, o termo “sangue nos olhos” é muito adequado para alguém que sente muita raiva.
Não é à toa que perdemos o sono quando estamos nervosos, preocupados ou se assistimos a um filme que desperta nossa atenção!
Através da nossa visão, e dos outros sentidos, acessamos nosso sistema nervoso e nosso sistema endócrino estabelecendo um modo de funcionamento.
Para você entender basta olhar para uma imagem bonita. Assim que você presta atenção na imagem, seus pensamentos se acalmam e uma sensação de calor, como um sentimento de alegria chega ao seu coração. Nesse momento a mensagem que circula pelo seu corpo é agradável e proporciona bem estar. E você nem tem ideia de quantos impulsos elétricos e componentes químicos são esse processo aciona!
Já, se aconteceu o contrário, você vê uma cena triste ou violenta; nesse mesmo instante o coração aperta e os olhos também, até a respiração muda… Os pensamentos seguintes não serão bons.
Assim como a química produzida, vai gerar uma série de toxinas que poderíamos até associar a baixas doses de veneno, que um pouco a pouco pode até parar nosso coração.
Lembra que te falei que de acordo com a Medicina Chinesa os olhos estão no elemento madeira? E se eu te falar que o elemento madeira é “mãe” do elemento fogo?
Sim! No chamado ciclo de geração um elemento é “mãe” do outro e está sempre ligado ao seu “filho”!
Pois bem! A madeira é mãe do fogo que cuida do nosso coração! Veja que incrível!
Os olhos estão na madeira que é a mãe do coração!
Esses ditados populares só podem ser sabedoria antiga dita de forma simples para que qualquer pessoa possa entender e aprender!
O que os olhos não veem, o coração não sente! E já que eles são o espelho da nossa alma vale a pena usarmos nosso cotidiano para selecionar melhor o que deixamos passar através do nosso olhar…
Alimento meus olhos com boas imagens? Com cenas de carinho, de cuidado, de amor? energia saudável e equilibrante para minha alma através do meu olhar?
Como que olhos vejo o mundo? Pratico o bom olhar? Será que, sem perceber, pratico o mau olhado?
Se através do meu olhar, meu coração sente alegria, é porque estou usando bem meus olhos. Também vale a pena avaliar para onde e como direcionar meu olhar caso eu não esteja gostando do que vejo ao meu redor…
E saiba, meu caro leitor, escolher melhor o que olhar não significa usar um “óculos cor de rosa” e fingir que coisas ruins não existem, mas, trata-se de escolher alimentar o que nutre a alma e faz o coração se alegrar e assim, fortalecer nossa alma que de alguma maneira saberá ajudar.
Se você já assistiu ao documentário “Quem somos nós” vai lembrar que a realidade que existe é aquela onde colocamos nossa atenção, aquela onde direcionamos nosso olhar e é nesse sentido que digo que podemos exercer melhores escolhas para onde direcionar nosso olhar e assim contribuir para que os olhos vejam o que o coração gosta de sentir.