Existe um preceito budista que fala sobre a impermanência, ou seja, o quanto a mudança é certa e necessária para que possamos ter uma vida mais equilibrada e acredito muito nisso!
Acabei de mudar de casa novamente e essa foi minha sexta mudança desde que saí da casa dos meus pais! Gosto muito de morar em lugares diferentes, conhecer gente diferente e experimentar viver em imóveis diferentes. Se um dia resolver ter o meu já saberei o que é bom ou não.
As células do sangue trocam, em média, a cada 20 dias, as células da pele se renovam de 28 a 40 dias. Cada tecido no seu tempo, mas, entre 7 e 10 anos o corpo todo se renova.
Não somos os mesmos a cada tempo e também não somos árvores que precisam criar raízes para crescer. Se permitir viver novas experiências, agir de forma diferente, criar um novo hábito, são exemplos de mudanças que podemos fazer para nos conhecer e “crescer”, saber como agimos e o que sentimos.
Estamos no mês de Touro e por ser um signo fixo do elemento terra tem uma certa dificuldade com mudança, gosta do conforto e da estabilidade; ou seja; todos nós sendo convidados e sair de nossas zonas de conforto e fazer alguma mudança, já que é o signo do mês e influencia a todos.
Quando fazemos um movimento diferente em qualquer área da nossa vida podemos perceber resultados diferentes, estimular nossa mente e nossa criatividade, ainda que seja trabalhoso, desafiador e até mesmo se esse movimento não der certo algo terá mudado.
Gabriel, o pensador tem uma música chamada Até quando? que diz:
“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro.”
Toda mudança gera uma transformação pois saímos de um ponto “A” para um ponto “B” (regra de ouro de tantas estratégias de marketing atual) e podemos entender esse movimento pela Medicina Tradicional Chinesa e seus cinco movimentos ou elementos.
Movimento é ação que é característica do elemento MADEIRA que rege nosso fígado e vesícula biliar. Essa ação desperta o interesse, a alegria e o entusiasmo do novo e nosso elemento FOGO (coração e intestino delgado) fica feliz e expande – vasos sanguíneos e linfáticos funcionando plenos distribuindo nutrientes para todas as células e tecidos.
Assim ocorre uma harmonia que gera a tranquilidade e estabilidade necessárias ao elemento TERRA (estômago, baço e pâncreas) para assimilar e iniciar a transformação. Conscientes da nossa capacidade abrimos mão do que não nos serve mais eliminando tudo o que não é mais necessário na nova fase, fortalecendo nosso elemento METAL (pulmão e intestino grosso) para que nossa nova vida flua e vitalize nosso corpo, mente e espírito – tarefa do elemento ÁGUA que rege nossos rins e nossa bexiga.
Como já escrevi em vários textos aqui fomos feitos para a ação, para o movimento. Moramos no planeta Terra que é o mundo da ação, da concretização, que se move o tempo todo.
Você não precisa mudar de casa para fazer uma mudança, pode mudar os móveis de lugar ou mudar a maneira de pensar. O importante é não parar, não estagnar.
Sempre confiante que é de dentro para fora, micro e macro acho bom pensarmos em mudar. No mundo em que vivemos só há três formas de manifestação: pensar, sentir e agir.
Quando alinhamos nossos pensamentos e nossos sentimentos, nossas ações e movimentos são naturalmente corretos e equilibrados nos conduzindo no melhor caminho para nossa constante transformação.