O ar, o metal e a inspiração

A INSPIRAÇÃO veio há muito tempo…

A cada dia que passa tenho novas inspirações, recebo novas graças e quando menos espero, vem mais uma inspiração! Mas, desta vez é diferente pois, além de inspirar, ela me move!

Sou sempre muito grata por minha filosofia religiosa se combinar com minha profissão, que é baseada nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Ambas deixam muito clara a nossa ligação com a Natureza e ensinam como se equilibrar através dela.

Em uma das  nossas reuniões um grande amigo nos explicou que deu-se o nome Umbanda pela junção de diversas outras egrégoras que buscavam a mesma coisa: descobrir, aperfeiçoar, evoluir e energizar-se através da Natureza. A partir daí, os elementos da Natureza tornaram-se 7 : Cristalino, Mineral, Vegetal, Aéreo, Telúrico, Ígneo e Aquático.

Para os Chineses os elementos são 5: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal (correspondendo ao éter, ao ar).

A relação do elemento ar nas duas filosofias corresponde pois é o ar que ordena, move, troca e inspira a vida.

O AR representa a constância, ritmo, circulação, organização, transmite informações (“boas novas, pensamentos, partículas). As camadas da atmosfera só existem pela organização dos gases, continuamos vivos pelo ar que respiramos. É infinita a relação da Natureza conosco, desde o nosso corpo físico até o nosso espírito.

Por tudo isso é que resolvi escrever sobre o espírito do ar na Medicina Chinesa, que é o elemento Metal. Tem como órgão o Pulmão e víscera o Intestino Grosso e sua função é assimilar o essencial e descartar o inútil. Responsável pelas trocas gasosas e pela absorção da água em nosso corpo, regula o ritmo respiratório e a ordem do metabolismo e da circulação. Através do ar que respiramos fornecemos a energia vital que nosso corpo necessita – o ki, prana, etc. A falta de ordem e ritmo gera emoções negativas como angústia, melancolia, depressão.

O elemento Metal trabalha em nós o “pesar” – sentimento que temos quando perdemos algo ou alguém. Nos ensina a trabalhar o desapego pois precisamos aceitar a nova situação e seguir em frente. Metal também cuida da pele e dos pêlos, rege nosso olfato e se manisfesta no nosso nariz, não é à toa que quando ficamos gripados ou com sinusite nosso nariz sofre!!!!

Uma medida muito simples para cuidarmos bem desse elemento é aprender a respirar! Respirando bem mudamos nosso ritmo, tranquilizamos nossa mente e ajudamos nossos órgãos e vísceras trabalhar direitinho, sem contar que afastamos de nós as energias negativas!!!!

Existe uma técnica chamada Jin Shin Jyutsu que ajuda a energizar o corpo, a mente e o espírito através da respiração e um exercício bem simples é fazer 36 respirações iniciando pela expiração oral, seguida de inspiração nasal. Você deve fazer as respirações 36 vezes prestando atenção em manter seu corpo bem relaxado. É simples e pode ser feito a qualquer hora do dia!!!!

jin-shin

Acredito muito que mesmo que as coisas não estejam como a gente gostaria, devemos nos inspirar, o tal “respirar fundo” quando nos entristecemos ou mesmo num momento de raiva, isto é uma inspiração. Respirar fundo é desconectar daquela freqüência, é mudar de vibração, nosso nariz é nossa tomada! Respirar é mudar e a mudança traz inspiração, esperança.

Vamos sempre ter ESPERANÇA e nos inspirar com o amor, a amizade, a alegria do fundo do nosso coração, com intensidade!! Viver sempre bem é uma questão de escolha!

Beijos a todos e obrigada por dividir meu momento de inspiração!

Facebook
WhatsApp
Email
Renata Conti - Minha História

Renata Conti

Renata é fisioterapeuta e professora. Com formação em Terapias Complementares é especialista em diversas terapias como: Quiropraxia, Acupuntura, Drenagem Linfática além da estética , Moxabustão, Auriculopuntura, Shiatsu e Craniopuntura.