A queixa que eu mais ouvi nesse último mês foi câimbra.
Como trabalho com quiropraxia é normal a pessoa apresentar câimbras após os ajustes, mas, não foi esse o caso. Gente que faz massagem, gente que faz ginástica, gente que não faz nada… Achei melhor escrever sobre isso.
A câimbra é uma contração muscular súbita e involuntária; normalmente acomete pernas, coxas e pés, mas pode afetar outras partes.
Outros fatores que podem favorecer o aparecimento da câimbra são:
- Atividade física excessiva;
- Falta de hidratação;
- Má circulação;
- Desequilíbrio de nutrientes
As baixas temperaturas dificultam a circulação sanguínea e, quase todo mundo bebe menos água no frio. Nos casos comuns fica mais fácil compreender o porquê de tanta gente se queixando de câimbra, não é mesmo? Má circulação e a baixa hidratação muscular pela diminuição da sede.
Leia o texto anterior! Está cheio de informações sobre nós e a água.
A câimbra também pode acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais (principalmente magnésio e potássio), diabetes, doenças no fígado ou doença muscular (miopatia). Assim, quando a câimbra surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado identificar a causa.
O inverno é a estação do elemento água na Medicina Tradicional Chinesa e gera energia para o elemento madeira que comanda o fígado e a vesícula biliar. O fígado produz energia para nosso músculo trabalhar e nosso corpo funcionar.
A água que nutre a nossa vontade e a nossa criatividade é a “mãe” da madeira que comanda nossa motivação e nosso discernimento.
Pensar que beber mais água e fazer alongamentos previne câimbras, fortalece a nossa força de vontade e aumenta a nossa criatividade pode ajudar muita gente a sair do sedentarismo.
Experimente! Beba água antes de dormir e, ao acordar, se espreguice bem e beba água ainda em jejum. Sua disposição, memória e concentração devem melhorar.
Segundo Valcapelli & Gasparetto a câimbra reflete a tensão e o medo de não dar certo o que está fazendo; uma maneira agitada e conflituosa de executar as atividades.
Mais um bom motivo para fazer alongamentos. Dá tempo de parar um pouco; cuidar de si mesmo e pensar nas coisas com mais calma.
Podemos ficar atentos à alimentação
Para proteger o fígado e a vesícula biliar é preciso comer coisas de natureza morna e que “levam a energia para cima”: salsa, coentro, cebolinha, manjericão, orégano. Alho poró e alcachofra eliminam as toxinas do fígado e as algas marinhas desintoxicam e são ricas em minerais. Chá de dente de leão, boldo e picão. (Fonte: Manual do Herói – Sonia Hirsch, ed. CorreCotia)
O limão é nosso eterno aliado para manter a harmonia do fígado e do sistema imunológico e evitar gorduras e frituras faz com que nosso sistema circulatório cumpra plenamente sua função de distribuir oxigênio e nutrientes.
Então cuidado com a friagem ou o “vento perverso” no final desse inverno, beba água e use seu corpo para o movimento! Ele foi feito para isso e vai parar de reclamar!