Saúde mental

Como anda sua saúde mental? Já parou para pensar nisso? Sei que esse tema parece pesado, mas te garanto que não é.

Primeiro porque saúde mental é diferente de doença mental ou patologia do sistema nervoso central e não quero falar sobre os riscos de desenvolver Mal de Parkinson ou Alzheimer (algumas dessas doenças).

Quero chamar sua atenção para sua sanidade mental, a saúde da sua mente.

Você sabia que nosso corpo é uma máquina que funciona a base de eletricidade e componentes químicos? Pois é assim mesmo!

Nosso cérebro é nosso motor! Ele que aciona e coordena todos os movimentos dessa maravilhosa máquina que é o corpo humano.

O cérebro recebe informações de como nosso corpo está, como está o ambiente ao nosso redor e como estamos nos sentindo e elabora respostas de como agiremos, nos comportaremos ou nos expressaremos. Leia mais no texto de março de 2018 – Um órgão ilustre e misterioso.

Não há uma definição sobre saúde mental segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mas vários cientistas, psicólogos, médicos, terapeutas, curiosos discutem a respeito.

A saúde mental está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Imagine que sua mente é o motor que gera energia para todo o seu corpo e seu combustível é o alimento ingerido e o ambiente externo que se vive.

Cada novo dia e cada nova experiência vai exigir que esse motor funcione de uma determinada maneira.

Se o combustível não for bom, o motor falha. Se não houver manutenção o motor também falha. E se o motor for muito exigido ele também pode falhar.

Daí pode “pifar”, “dar um tilt”, “bugar” o que significa uma estafa, o tão falado “burn out”.

Uns podem desmaiar, outros podem ter alteração da pressão arterial, para outros tantos sudorese alternada com calafrios, pode ser uma insônia persistente ou crises de ansiedade frequentes… Dor de barriga, alergia na pele e até transtorno de comportamento.

Gosto muito da astrologia e já venho falando sobre esse ano ser importante cuidar da nossa saúde mental.

Júpiter e Netuno estão em Peixes estimulando nossa mente de todas as formas:

  • INTUIÇÃO X DELÍRIO
  • REALIDADE X SONHO
  • IMAGINAÇÃO X ILUSÃO

Nossa mente vem passando por muita sobrecarga e a questão da pandemia agravou alguns sentimentos que não foram favoráveis para a maioria de nós e por isso mesmo é preciso cuidar!

Cuidar da nossa mente, do nosso corpo e da nossa alma!

Existem algumas formas de proporcionarmos mais saúde à nossa mente e a principal é não exigir tanto dela.

Lembre-se que ficar algum tempo nas redes sociais e nos canais de entretenimento exigem esforço do nosso motor!

Desligue-se dos aparelhos eletrônicos ao menos uma hora por dia se for possível e não vale contar o tempo que estiver dormindo.

Contemple a natureza sempre que tiver oportunidade e se não tiver se esforce em criar uma! Isso dá uma saúde mental e tanto.

Beba água e respire. Respire devagar. Se puder respirar fundo e pensar em algo que te faça sentir paz antes de beber a água, e beber sentindo isso, 70 % de você vai agradecer imensamente! (Leia o texto de julho de 2018 – A água)

Evite criar minhocas na sua cabeça. As emoções negativas exigem muito mais do nosso motor e o combustível anda caro demais! Fazendo aqui uma brincadeira para que possamos nos lembrar de uma forma mais leve que vale a pena cuidar da nossa mente.

E falando em combustível, vale a pena reforçar que a qualidade e o tipo de alimento, ambiente e pessoa influência MUITO nesse funcionamento. Sabe aquele alimento nutritivo e aquele bem saboroso? Pode ser a diferença entre uma gasolina boa e uma batizada.

E aquela pessoa chata e pessimista? Fácil dar um bug no sistema! E assim vai para tudo em nossas vidas.

Sei que a realidade de cada um de nós é diferente, mas todos nós funcionamos da mesma maneira em relação à “máquina corporal”.

Tudo o que é em excesso pode afetar nosso motor: excesso de álcool, drogas, remédios, comidas prontas, fast food, rigidez, preocupação, tristeza e por aí vai.

Assim como a falta também pode afetar seu funcionamento: falta de vontade, falta de motivação, falta de água, falta de aceitação, falta de flexibilidade.

Te convido a pensar sobre isso e tomar algumas das medidas propostas.

Desejo à todos nós saúde mental pois através de bons pensamentos temos bons sentimentos e praticamos boas ações.

Facebook
WhatsApp
Email
Renata Conti - Minha História

Renata Conti

Renata é fisioterapeuta e professora. Com formação em Terapias Complementares é especialista em diversas terapias como: Quiropraxia, Acupuntura, Drenagem Linfática além da estética , Moxabustão, Auriculopuntura, Shiatsu e Craniopuntura.