Já ouviu falar sobre a “bolha azul de proteção”? E o escudo de São Miguel Arcanjo? Usa algum tipo de orgonite (se você nunca ouviu falar sobre isso, pesquise! É muito interessante e eficiente), pedra, amuleto?
Mas um banho de sal grosso e de 7 ervas você provavelmente já tomou. Deve ter um vasinho com pimenta ou arruda em casa ou um enfeite na mesa de trabalho… O brasileiro é supersticioso por natureza; carrega no DNA!
Sou uma pessoa cheia de rituais matinais que vão desde agradecimento à proteção! Acredito que vale a pena não dar sopa ao azar e que temos amigos nos auxiliando em todas as dimensões.
Quando penso em nossas defesas faço uma divisão: físicas, psíquicas e energéticas. Todas estão interligadas e isso é mais um fator que comprova o quanto somos uma interação do que pensamos, sentimos, comemos…
Quero falar do nosso Sistema Imunológico e da nossa pele. Meios de defesa do nosso corpo que são bem mais “palpáveis” que as outras defesas (psíquicas e energéticas).
Nossa pele protege nosso corpo das agressões externas – frio, calor, secura, umidade, vento) e delimita nosso espaço – intra e extracorporal.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pertence ao elemento METAL e a emoção correspondente é o pesar.
Já o Sistema Imunológico é diferente dos outros sistemas pois está localizado em todo o nosso corpo. Composto por células e moléculas que possuem a capacidade de destruir qualquer agente agressor; conta com os linfócitos que são nossas células de defesa. Fazem parte das células brancas, são um tipo de leucócito, lembra?
São produzidos por alguns órgãos (Baço, timo, medula óssea); por alguns sistemas (linfático – linfonodos, respiratório – mucosa das vias aéreas, digestório – mucosa do intestino) e pelas amígdalas na garganta.
A rinite é uma reação alérgica que provoca o aumento das células de defesa para combater o agente agressor (cheiro forte, pó, tinta, alimento).
As alergias manifestadas na pele denunciam o quanto aquele sistema de defesa está ativo, toda forma de stress ao qual submetemos nosso corpo vai desencadear uma resposta de defesa e manifestar em um sistema. Falamos sobre linfócitos presentes nas vias aéreas, na mucosa do intestino, no baço, no timo.
O elemento METAL predominando com vias aéreas, pulmões, intestino grosso e pele. Baço pertence ao elemento TERRA que é “mãe” de METAL e timo pertence ao elemento FOGO que é “mãe” de TERRA e “avô” de METAL.
Nossa imunidade depende da nossa alegria e dos nossos pensamentos harmonizados.
Qualquer estado de preocupação, apego ou medo podem abalar nossa imunidade se sentidos constantemente. A raiva também acaba com nossas defesas mas, de uma forma “menos prejudicial” que o medo pois, a raiva pode motivar; já o medo paralisa.
É bom lembrar que estados constantes de inflamação sinalizam sobrecarga do sistema imune. Cansaço e fadiga também. Dormir pouco ou sem qualidade e comer mau também afetam nossa imunidade.
Das defesas físicas podemos cuidar com prática regular de exercícios, boa alimentação e hidratação. Bons pensamentos e respiração e, como iniciei o texto, uma bolha azul de proteção!