Encerrar ciclos

Sabemos que a nossa vida é feita de ciclos que se iniciam e encerram a todo momento: fases da vida como infância, adolescência, fase adulta; ciclo menstrual, ciclos profissionais e por aí vai. 

Mas, tem aqueles ciclos que se encerram sem a gente esperar, sem a gente querer e até mesmo sem a gente saber o que fazer… 

Quantas vezes já ouvimos: “foi um livramento” nesses momentos que as coisas se encerram sem a gente esperar? E só nos resta acreditar! 

Ao longo desse ano de 2025 houveram mudanças políticas, financeiras, educacionais. Cada um de nós teve oportunidade de mudar de ideia, de opinião, de crença. Até de cidade e de país alguns mudaram! 

Como cada ser humano funciona de um jeito e de acordo com o momento, às vezes conseguimos encerrar o ciclo “numa boa” e, outras vezes, nem tanto. 

Mesmo que tudo nos mostre que acabou e ainda que a gente mesmo não queira mais, dá um medo! E como diz a música: dá um vazio no peito, uma coisa ruim… 

Como o medo é uma emoção que paralisa e o nosso ego, o adversário que nos desvia do nosso caminho, não quer que a gente evolua, empurramos com a barriga a decisão de encerrar o ciclo. 

Sorte a nossa que somos seres em busca do aprendizado, comprometidos com nossa evolução espiritual e atentos aos sinais do Universo! 

Na Medicina Tradicional Chinesa o elemento água cuida do medo, como já disse, uma emoção que paralisa, mas, que também nos preserva. A água gera o elemento madeira no ciclo dos 5 elementos. O elemento madeira cuida da nossa motivação e nos confere a ação necessária tanto para a contração muscular quanto para o planejamento e julgamento equilibrado para a realização das coisas em nossa vida. 

Se ficarmos com medo de agir podemos apresentar sinais em nosso corpo como, por exemplo, uma tendinite no tendão do calcâneo (antigo tendão de Aquiles) ou um estirão no ligamento do joelho. Se o medo for grande mesmo até uma infecção de urina podemos apresentar. Embora haja casos em que o medo seja tão grande, o corpo já avisou e não ouvimos que algo inesperado acontece do tipo ser mandado embora do emprego ou até um término abrupto de um relacionamento. 

Se temos que encerrar um ciclo e não percebemos, o Universo nos mostra. Se temos que encerrar um ciclo e não conseguimos, algo ou alguém encerra por nós e, na pior das hipóteses, demoramos tanto para agir que a vida age antes de nós! 

A regência de Júpiter nesse ano nos mostrou e ainda mostrará até março de 2026 as coisas benéficas e que se expandem e as que não nos servem mais, o trânsito de Saturno em Peixes nos apoiando a assumir a responsabilidade por nós e nossos sonhos e essa temporada de Sol em Escorpião nos fazendo renascer das cinzas! 

Momento melhor não há além de agora! 

Estamos rumo ao final do ano e sabemos que os tempos atuais estão cheios de desafios. Cabe a cada um de nós encarar a realidade e os fatos que não devemos mais desperdiçar nossa energia no que não nos serve mais e com coragem tomar a atitude certa para encerrar os ciclos e renovar.

Facebook
WhatsApp
Email
Renata Conti - Minha História

Renata Conti

Renata é fisioterapeuta e professora. Com formação em Terapias Complementares é especialista em diversas terapias como: Quiropraxia, Acupuntura, Drenagem Linfática além da estética , Moxabustão, Auriculopuntura, Shiatsu e Craniopuntura.