Pura e cristalina, genuína e sincera, força primária que move montanhas.
Sabemos o poder que a fé exerce sobre nós e o quanto é perigoso quando ela entra em desequilíbrio, gerando o fanatismo e a ausência de discernimento.
Por isso nossos queridos Orixás nos ajudam a atingir o equilíbrio desta força e energia maravilhosa. Oxalá estimulando e Oiá removendo os excessos, regulando.
Há uma citação que diz: “a fé na vitória tem que ser inabalável”; já ouvi isso em músicas, já li em diversos lugares; até pensei em tatuar no antebraço pra ler sempre!
É extremamente motivador e, cada vez que estamos verdadeiramente motivados (movimento do elemento madeira da medicina tradicional chinesa) somos capazes de mover montanhas pois nos enchemos de entusiasmo (fogo), damos base sólida ao nosso ideal (terra) e realizamos a mudança, a transformação (metal). E o melhor é que esse ciclo se encerra nos mostrando o quanto somos capazes, fortalecendo nossa vitalidade (água) e nossa fé em nós mesmos!
No Centro de Estudos Espírita Irmãos por Caridade nosso amigo Dr. Julio Mesquenha nos explicou que esse poder motivador da energia da fé é necessário para que tomemos as atitudes pertinentes ao nosso crescimento e evolução espiritual.
Pura e simples como deve ser… Calma, tranquila, verdadeira e constante.
Cada vez que fortalecemos nossa fé estamos mais firmes em nossos propósitos, brilhamos muito mais, nosso espírito reluz essa energia
(leia o texto de julho de 2017 – Propósito. Qual é o seu?).
Como força primária (fundamental) a fé vitaliza o amor, anima o conhecimento, revela a justiça, espera o tempo, abriga a alegria, promove a sabedoria, acarreta ordem e criatividade para tudo em nossas vidas.
Sempre penso em um exemplo que ouvi sobre sonhadores e visionários:
- Sonhador – acha que pode acontecer, torce para que aconteça;
- Visionário – tem certeza que vai acontecer.
A certeza nos faz movimentar a energia e trazer o que quisermos do campo imaginário para a manifestação física. Nos auxilia a realizar, a concretizar. Coisas que antes pareciam impossíveis são conquistadas: parar de fumar, controle de peso, reeducação alimentar, disciplina para praticar exercícios, educação econômica, despertar da consciência, ou seja, as montanhas se movendo!
Como é a mais pura das energias, a conexão com essa vibração é melhor realizada em ambientes puros, tranquilos, naturais, mas, nosso grande desafio é realizar essa conexão aqui e agora.
Sabemos como fazer e devemos usar a magia para conseguir conquistar essa conexão. Lembre-se que magia é pensar no bem, no amor, acender uma vela, usar um cristal, pedir ajuda ao anjo da guarda ou aos amigos de céu.
Magia é fazer vibrar a energia e uma das melhores formas é através da certeza e da alegria.
Quem manda em nossa vibração somos nós e conscientes da nossa força podemos espalhar para o mundo todo a luz da fé, a essência do cristalino que é pureza e pai/mãe de todas as virtudes.
Que possamos potencializar nossas orações convictos de nossa força e firmes em nosso propósito de multiplicar o bem e o amor!